g2h

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para tirar Fotos Digitais


DICAS PARA SUAS FOTOS DIGITAIS FICAREM BOAS COM QUALQUER TIPO DE CAMERA

1ª- Não deixe de ler o manual
Parece óbvio, e é. Pouca gente sabe que até as câmeras mais baratas e vagabundas tem recursos interessantes. Leia o manual e saiba exatamente do que o seu equipamento é capaz.


2ª- Tire muitas fotos!
Todo fotógrafo profissional sabe que a única maneira de obter fotos verdadeiramente boas é tirando muitas fotos. Não pense que está fazendo um desperdício. A prática vai ajudá-lo a melhorar e descobrir novos e interessantes ângulos.


3ª- Aproxime-se sem medo
Em geral a tendência é tirar fotos da cintura para cima. O usuário pode se aproximar da pessoa, ou fazer uso do zoom, para que ele ocupe uma área maior dentro da foto, ressaltando gestos, expressões ou detalhes do rosto.


4ª- Olhos vermelhos
A maioria das câmeras digitais tem uma função que diminui o efeito de olhos vermelhos. Isso ocorre quando não há outra fonte de luz que não seja o próprio flash. Para eliminar ou reduzir este efeito, não esqueça de ativar esta função antes de tirar a foto ou, se preferir, acender antes alguma luz no ambiente.


5ª- Use o flash em modo automático
Às vezes ocorre, em dias de muito sol (ou em horários especiais como ao meio-dia quando os raios solares caem de forma perpendicular), das pessoas ou objetos fotografados saírem escuros ou com grandes áreas de sombras sobre eles. Se o usuário deixar o flash em modo automático, as regiões escuras da foto ficarão mais claras. Em algumas câmeras, pode-se escolher entre flash de preenchimento (ideal para este exemplo) e flash completo, para fotos noturnas e em lugares fechados.


6ª- Tente escolher um fundo simples
Muitas fotos boas são comprometidas devido a elementos de distração no fundo ou na frente. Tome o tempo necessário para compor sua foto. Trate, ainda, de ver se há algum reflexo que cause distração, como por exemplo os que aparecem quando há superfícies de metal no fundo da cena. Componha suas fotos com fundos limpos.


7ª- Utilize um tripé
Não deixe de utilizar um tripé, especialmente para fotos noturnas, quando é inevitável uma longa exposição, ou cenas de interiores. Tenha um tripé que seja leve, para facilitar o manuseio e transporte.

8ª- Objetos descentralizados
Com a regra dos “dois terços” o resultado pode ser muito mais atrativo: imagine sobre o visor duas linhas verticais e duas linhas horizontais e mova o objeto ou pessoa para alguma dessas interseções. Desta maneira, você conseguirá um maior dinamismo na foto.

9ª- Teste novos ângulos
Existe outra regra muito conhecida, que indica que a linha do horizonte sempre deve estar centralizada na foto. Mas a imaginação nos leva a ver as coisas de outra maneira quando buscamos ângulos diferentes. As melhores fotos são as que preenchem todo o espaço com o objeto desejado. Você pode fazer um recorte do seu objeto e assim criar uma composição diferente.

10ª- Fotos mais espontâneas
Para que as fotos não fiquem sempre iguais, é muito importante adicionar movimento a mesma. Desta maneira, a movimentação do fotógrafo se torna um elemento fundamental, já que deve manter as pessoas ocupadas e esperar o momento certo para disparar.

11ª- A melhor hora
Os dias nublados são ideais para obter uma iluminação mais neutra, que se traduzirá em tons mais suaves e naturais, sem tanto contraste nem sombras duras. Os fotógrafos profissionais aconselham a aproveitar as duas horas anteriores ao pôr-do-sol e as duas seguintes ao seu nascer.



Um comentário:

  1. Gostuuh muiito de tiirah fts com minhas bff #desculpaseexisto

    ResponderExcluir

Postagens populares